ALMA
Imortal da Academia de Letras de Maués, Aldair Serra, lança livro no Espaço Valer
Postado em: 11/12/2025 às 13:13
Por:
Maria Valdisa de Almeida Serra e Vilma de Jesus Serra Kohne
Maria Valdisa de Almeida Serra e Vilma de Jesus Serra Kohne
Foto: Divulgação
O livro Maués em Prosa e Versos da poetisa popular, Maria Aldair de Almeida Serra apresenta oitenta e quatro poemas que trazem em sua temática a cidade de Maués, sua história, cultura, mitos, lendas e belezas naturais desse lugar que a acolheu desde a sua infância. Os seus versos traduzem o reconhecimento e a homenagem às figuras típicas do estado do Amazonas, personalidades religiosas, escritores, profissionais, amigos e familiares, assim como algumas cidades do Estado do Amazonas por onde visitou. Além de três poemas de autores de seu reconhecimento.
A estrutura textual deste livro está dividida em sete partes, onde Aldair Serra faz uma breve apresentação ao seu leitor, em prosa, do seu estilo e da temática dos poemas de cada seção, a saber: Parte I, Dedicatória a Maués; Parte II, Práticas Culturais da Etnia Sateré-Mawé; Parte III, Primeiras Impressões sobre o Estado do Amazonas; Parte IV, Fé e Religiosidade na Terra do Guaraná; Parte V, Homenagens e Reconhecimentos de uma Poetisa; Parte VI, Prosa e Reflexão sobre a Mãe Terra e a Vida de Aldévio Serra; Parte VII, Inspirações de meu Reconhecimento e Glossário do livro.
Aldair Serra através desta obra destaca e demonstra o amor e o apego pela cultura de Maués. Grande admiradora da poesia brasileira, compôs seu primeiro poema em 1993, intitulado “Lenda do Guaraná” e hoje, apresenta seus poemas e prosas, neste livro que foi escrito ao longo dos anos, enfrentando barreiras e perdas; Mas que hoje, os leitores amazonenses, brasileiros, em especial, os nascidos em Maués terão a oportunidade de conhecer a obra desta que, realmente, ama e acredita na velha Mundurucânia (atual Capital Nacional do Guaraná), amor facilmente demonstrado nos poemas dedicados a Maués.
Exemplos como os versos de Aldair Serra nos impressionam e nos comovem e ao mesmo tempo nos fazem refletir, cada vez mais, no propósito de valorizar e resguardar a história e os valores culturais de nossa terra.
0 curtidas
490
4